SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Diversidad de género en la infancia y educación: Contribuciones a una escuela sensible al (trans)géneroLa inexpresiva representación femenina en las academias científicas brasileñas y en el premio Nobel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

OLIVEIRA, Catarina Sales  y  MENDES, Andreia. Brincar ao género: Socialização e igualdade na educação pré-escolar. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.167-186. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.10.

Neste artigo, aborda-se a socialização de género na educação pré-escolar. Procurou-se observar como se realiza o processo de socialização de género numa sala de jardim-de-infância em que a educadora frequentou uma oficina de formação em educação de género e cidadania. Acionando uma metodologia de tipo qualitativo, o estudo decorreu numa sala de uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Os resultados sugerem que a socialização é fortemente marcada pelos papéis de género, o que na sala observada se manifestou de acordo com uma lógica institucional dominante de cariz tradicionalista. A ação e práticas educativas denotam uma sensibilização para as questões do género e da cidadania, mas ainda aquém de uma promoção efetiva.

Palabras clave : Igualdade de género; papéis de género; socialização de género; educação pré-escolar; pedagogia igualitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons