SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Patriarchal Gender Order, Mediation and Social WorkSexual violence and consumption of psychoactive substances: can the festive contexts be educational? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

MENDOZA, Ilsa Mendoza  and  HENRIQUEZ, Susan Sanhueza. Perceções de equidade de género em futuros/a professores/as. Ex aequo [online]. 2018, n.37, pp.129-142. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2018.37.09.

O objetivo central deste estudo é analisar as perceções de equidade de género de estudantes que cursam o último ano de pedagogia numa universidade chilena com financiamento do Estado. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo de tipo exploratório e foi aplicada a teoria fundamentada como ferramenta de análise por meio da busca de categorias teóricas a partir dos dados recolhidos. Os resultados gerais, se por um lado indicam um reconhecimento da desigualdade e falta de equidade entre homens e mulheres com base no sistema sexo/género, também assinalam a persistência de certos estereótipos de género nos futuros/a professores/as que precisam de ser desconstruídos para que estes possam promover práticas pedagógicas que fomentem uma maior equidade de género na sala de aula.

Keywords : Género; equidade de género; futuros/as educadores/as; formação docente inicial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License