SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Ordem Patriarcal de Gênero, Mediação e Serviço SocialViolencia sexual y el consumo de sustancias psicoactivas: ¿pueden los contextos festivos ser educativos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

MENDOZA, Ilsa Mendoza  y  HENRIQUEZ, Susan Sanhueza. Perceções de equidade de género em futuros/a professores/as. Ex aequo [online]. 2018, n.37, pp.129-142. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2018.37.09.

O objetivo central deste estudo é analisar as perceções de equidade de género de estudantes que cursam o último ano de pedagogia numa universidade chilena com financiamento do Estado. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo de tipo exploratório e foi aplicada a teoria fundamentada como ferramenta de análise por meio da busca de categorias teóricas a partir dos dados recolhidos. Os resultados gerais, se por um lado indicam um reconhecimento da desigualdade e falta de equidade entre homens e mulheres com base no sistema sexo/género, também assinalam a persistência de certos estereótipos de género nos futuros/a professores/as que precisam de ser desconstruídos para que estes possam promover práticas pedagógicas que fomentem uma maior equidade de género na sala de aula.

Palabras clave : Género; equidade de género; futuros/as educadores/as; formação docente inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons