SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43A evolução da masculinidade na Disney por meio de A Bela e o Monstro: da versão animada de Kirk Wise e Gary Trousdale (1991) à versão live action de Bill Condon (2017) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

RIQUITO, Mariana. Antropoceno patriarcal, petro-masculinidades e masculinidades industriais: diálogos feministas sobre a crise climática. Ex aequo [online]. 2021, n.43, pp.15-29.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.43.02.

Este artigo analisa criticamente a forma como as elites políticas masculinas da ultradireita persistem em negar as alterações climáticas, uma estratégia político-discursiva de preservação do status quo, do qual sempre beneficiaram. Servindo-se dos conceitos de “petro-masculinidade”, de “masculinidades industriais” e introduzindo o conceito de “Antropoceno patriarcal”, este trabalho argumenta que o negacionismo climático destes líderes políticos está inextricavelmente ligado às suas identidades masculinas. Neste sentido, estes discursos contribuem para (re)produzir masculinidades autoritárias e ecologicamente irresponsáveis.

Palavras-chave : Crise climática; Antropoceno; masculinidades; ultradireita.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )