SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Prostitucão e confinamento: o putanheiro 2.0A I República Portuguesa e a II República Espanhola numa perspetiva de género. Estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

SOARES, Matilde; MOREIRA, Catarina; RODRIGUES, Liliana  e  NOGUEIRA, Conceição. (Des)construção de masculinidades de homens trans, entre Portugal e Brasil. Ex aequo [online]. 2021, n.43, pp.113-129.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.43.08.

Neste artigo, pretende-se explorar as formas como homens trans (des)constroem as suas masculinidades enquanto lidam com as imposições para aderir à masculinidade hegemónica. Tendo por base o construcionismo social e a teoria queer, procuramos desconstruir modelos dominantes que restringem as suas vivências. Foram entrevistados 12 homens trans, em Portugal e no Brasil, e procedeu-se à análise temática (Braun e Clarke 2006), emergindo cinco temas, dos quais exploramos dois: (i) Negociações com a masculinidade hegemónica; e (ii) Construção de masculinidades alternativas. Estes temas denotam a necessidade de reconhecer a diversidade de formas de “ser homem” e “ser masculino”, contribuindo para a promoção de vidas mais livres e espontâneas.

Palavras-chave : Homens trans; masculinidades; masculinidade hegemónica; análise temática.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )