SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43(Des)construção de masculinidades de homens trans, entre Portugal e BrasilSalud y población LGBTI+ en Chile: desde la invisibilidad a un enfoque identitario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

BALLESTEROS, María de la Paz Pando. A I República Portuguesa e a II República Espanhola numa perspetiva de género. Estudo comparativo. Ex aequo [online]. 2021, n.43, pp.133-147.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.43.09.

As ligações entre os processos políticos vividos em Portugal e na Espanha ao longo da sua história contemporânea levaram-nos a questionar se tais semelhanças ocorreriam também entre a Primeira República Portuguesa e a Segunda República Espanhola, especialmente no tratamento que estes regimes deram às mulheres. Para esclarecer esta questão, utilizamos as políticas de género como instrumento de análise da natureza e características das Repúblicas da Península Ibérica, como tem sido feito para outros períodos, e a história comparada, para avaliar as suas respetivas respostas às reivindicações dos direitos das mulheres e da igualdade, chegando a conclusões interessantes.

Palabras clave : I República Portuguesa; II República Espanhola; história das mulheres; feminismo ibérico; direitos das mulheres.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )