SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44When Little Doesn't Come to Many: Analysis of the distribution of public campaign resources for the Brazilian Chamber of Deputies in 2018 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

RIBEIRO, Ana. A sub-representação política das mulheres no Governo local é irrelevante? Revisão do que sabemos e do que falta saber em Portugal. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.19-38.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.03.

A introdução de quotas legislativas (33,3%), em Portugal, em 2006, influenciou positivamente a proporção de mulheres eleitas, mas, ao contrário dos restantes patamares políticos, no governo local a imparidade subsiste acentuadamente em alguns órgãos e cargos, situação que representa terreno fértil de pesquisa. Contudo, verifica-se uma escassez de estudos sobre o tema. O artigo equaciona a relação entre a falta de conhecimento sobre as especificidades locais e o desacerto da solução legislativa. O levantamento exaustivo de literatura, que identificou 43 títulos, e o contacto com investigadoras/es significativas/os permitiram clarificar causas da eficácia diferenciada da Lei da Paridade, explicar a escassez de estudos e anotar tópicos para investigação futura.

Keywords : Governo local; género; democracia; lei; Portugal.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )