SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44A sub-representação política das mulheres no Governo local é irrelevante? Revisão do que sabemos e do que falta saber em PortugalA favor, contra, ou assim-assim? Posições e discursos de membros dos órgãos de gestão sobre limiares de representação legalmente vinculativos, mérito e igualdade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

EDUARDO, Maria Cecília  e  SOUZA, Juliana Inez Luiz de. Quando o pouco não chega a muitas: análise inicial da distribuição dos recursos públicos de campanha para a Câmara dos Deputados em 2018 no Brasil. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.39-56.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.04.

A baixa presença feminina nos cargos eletivos é um problema persistente das democracias representativas. Nesse processo complexo que envolve uma série de fatores, o acesso aos recursos financeiros aparece como uma das principais barreiras enfrentadas pelas mulheres. Com o intuito de amenizar essa dificuldade, recursos públicos de campanha são por lei direcionados às candidatas; porém, a distribuição dos montantes fica a cargo das lideranças partidárias. A análise distributiva feita neste artigo, com base no índice de Gini, mostra que os partidos concentram os recursos em poucas mulheres, deixando de estimular uma maior participação feminina e visando apenas a maximização de ganhos de cadeiras.

Palavras-chave : Participação política feminina; partidos políticos; financiamento de campanha; índice de Gini; Câmara dos Deputados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )