SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Quando o pouco não chega a muitas: análise inicial da distribuição dos recursos públicos de campanha para a Câmara dos Deputados em 2018 no BrasilAções afirmativas no ensino superior brasileiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

CASACA, Sara Falcão; GUEDES, Maria João; MARQUES, Susana Ramalho  e  PACO, Nuno. A favor, contra, ou assim-assim? Posições e discursos de membros dos órgãos de gestão sobre limiares de representação legalmente vinculativos, mérito e igualdade. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.57-77.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.05.

Este artigo procura analisar as posições e os discursos de membros dos órgãos de gestão das empresas legalmente vinculadas a limiares mínimos de representação equilibrada entre mulheres e homens. Os resultados mostram que, apesar de não ser expressiva a oposição a medidas vinculativas de ação positiva, a Lei em vigor está longe de ser consensual. As posições de resistência estão mais presentes entre os homens, enquanto são as mulheres que mais contrariam a narrativa de que as medidas vinculativas comprometem a meritocracia. Os discursos das mulheres tendem a negar experiências de discriminação, embora, contraditoriamente, algumas admitam a necessidade de prestar mais provas de competência que os seus colegas. Esta narrativa sugere que as condições em que exercem cargos de gestão são ainda pautadas pela desigualdade em relação aos pares do sexo masculino.

Palavras-chave : Empresas; ação positiva; mérito; igualdade de género; órgãos de gestão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )