SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Ladies in Red: Uma análise das medidas legais de combate à violência política de gênero no Brasil e em PortugalPara uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

TEIXEIRA, Ana Lúcia; ESPIRITO-SANTO, Ana  e  SANTOS, Maria Helena. A Lei da Paridade na prática: implementação e impacto direto. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.111-127.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.08.

Portugal adotou em 2006 a Lei da Paridade, que assegura uma representação mínima de cada sexo, não podendo nenhum dos sexos ocupar mais de duas posições consecutivas nas listas eleitorais. O artigo segue a abordagem Gender Equality Policy in Practice (GEPP) e visa aprofundar a compreensão do processo de adoção e implementação da Lei da Paridade em Portugal. Depois de mapear a forma como a lei foi implementada - incluindo uma descrição das ferramentas e instrumentos que foram criados e como se desenrolou na prática - é feita uma avaliação dos efeitos diretos da política, contribuindo para o debate sobre os indicadores de sucesso relacionados com as leis de quotas.

Palavras-chave : Paridade; lei; mulheres; igualdade; política.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )