SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44The Parity Law in Practice: Implementation and direct outcomesLGBTI+ Freedom Zones? Practices and grammars for an inclusive professional intervention with LGBTI+ children and young people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

BORGES, Rovênia Amorim  and  AFONSO, Almerindo Janela. Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.129-143.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.09.

As experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade.

Keywords : Mobilidade estudantil; Brasil-Portugal; colonialidade de poder; interseccionalidade.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )