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Ex aequo
versão impressa ISSN 0874-5560
Resumo
BORGES, Rovênia Amorim e AFONSO, Almerindo Janela. Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.129-143. Epub 31-Dez-2021. ISSN 0874-5560. https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.09.
As experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade.
Palavras-chave : Mobilidade estudantil; Brasil-Portugal; colonialidade de poder; interseccionalidade.