SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras¿Qué podemos decir de los estudios de género en Colombia? Un análisis desde una perspectiva socio-bibliométrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

ESTEVES, Mafalda; SANTOS, Ana Cristina  y  SANTOS, Alexandra. Zonas de Liberdade LGBTI+? Práticas e gramáticas para uma intervenção profissional inclusiva com crianças e jovens LGBTI+. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.145-161.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.10.

A partir de resultados do projeto europeu “Diversidade e Infância”, cuja metodologia qualitativa e quantitativa envolveu crianças, jovens e profissionais de áreas como a educação, saúde e intervenção familiar, neste artigo são identificadas boas práticas enquanto medidas de ação afirmativa no mainstreaming LGBTI+, mas também os vazios e as resistências que afetam o quotidiano de crianças e jovens LGBTI+. Conhecer as perspetivas das diferentes partes intervenientes é um passo fundamental para ajustar a implementação, monitorização e aplicação de leis e medidas que visam garantir a igualdade e a não-discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

Palabras clave : Lei da autodeterminação de género; diversidade sexual e de género; infância; políticas públicas; Portugal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )