SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileirasO que podemos dizer sobre os estudos de género na Colômbia? Uma análise de uma perspectiva sociobibliométrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

ESTEVES, Mafalda; SANTOS, Ana Cristina  e  SANTOS, Alexandra. Zonas de Liberdade LGBTI+? Práticas e gramáticas para uma intervenção profissional inclusiva com crianças e jovens LGBTI+. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.145-161.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.10.

A partir de resultados do projeto europeu “Diversidade e Infância”, cuja metodologia qualitativa e quantitativa envolveu crianças, jovens e profissionais de áreas como a educação, saúde e intervenção familiar, neste artigo são identificadas boas práticas enquanto medidas de ação afirmativa no mainstreaming LGBTI+, mas também os vazios e as resistências que afetam o quotidiano de crianças e jovens LGBTI+. Conhecer as perspetivas das diferentes partes intervenientes é um passo fundamental para ajustar a implementação, monitorização e aplicação de leis e medidas que visam garantir a igualdade e a não-discriminação em função da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

Palavras-chave : Lei da autodeterminação de género; diversidade sexual e de género; infância; políticas públicas; Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )