SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Zonas de Liberdade LGBTI+? Práticas e gramáticas para uma intervenção profissional inclusiva com crianças e jovens LGBTI+Crónicas da sociedade civil em Assam e Meghalaya: a conversão de meninas e mulheres de “más em boas” índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

CUDINA, Jean Nikola et al. O que podemos dizer sobre os estudos de género na Colômbia? Uma análise de uma perspectiva sociobibliométrica. Ex aequo [online]. 2021, n.44, pp.165-184.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2021.44.11.

Este estudo tem como objetivo analisar a história e a produção académica em estudos de género na Colômbia a fim de compreender aspetos da sua dinâmica de desenvolvimento e pesquisa. O corpus empírico da pesquisa é constituído pela produção académica em estudos de género registada na base de dados Scopus. Foram revistos e analisados um total de 1328 artigos e realizada uma análise sociobibliometrica para determinar indicadores de consumo, bem como uma de análise de conteúdo para identificar as linhas de investigação neste campo. Embora a produção académica em estudos de género tenha surgido em meados da década de 1970, é nos últimos cinco anos que esta produção revela um campo consolidado, no qual se destaca a visibilidade das instituições educativas do setor oficial, as quais alavancam o desenvolvimento da pesquisa neste campo no país. Apesar da longa trajetória histórica dos processos de género na Colômbia, a dinâmica da produção académica neste campo é um acontecimento recente.

Palavras-chave : Estudos de género; produção académica; género; história; sociobibliometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )