SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Uma boa mulher é difícil de encontrar? Reflexões sobre a “vítima ideal” no direito penalMulheres e desvio: crimes sexuais e Magistratura Judicial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

GUERREIRO, Ana; GOMES, Sílvia  e  SOUSA, Pedro. Criminologia feminista e mulheres no crime organizado: um exercício teórico. Ex aequo [online]. 2022, n.45, pp.45-63.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.05.

A partir da década de 1970 verificou-se um aumento no número de estudos sobre mulheres ofensoras. No entanto, os estudos que colocam as mulheres no centro do debate do crime organizado são ainda raros, apesar de já haver registo da presença de mulheres envolvidas ativamente em grupos criminosos e a desempenhar papéis particularmente relevantes.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão integrada da literatura que destaca a presença de mulheres ofensoras em grupos do crime organizado. Para tal, (i) discutimos como a academia evoluiu de uma perspectiva androcêntrica para uma criminologia feminista e (ii) delineamos o papel desempenhado pelas mulheres no contexto do crime organizado e as suas funções dentro do grupo.

Palavras-chave : Criminologia feminista; mulheres; mulheres ofensoras; estudos de género; crime organizado..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )