SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Feminist Criminology and Women in Organized Crime: A Theoretical ExerciseThe Absence of Legal Recognition of Trans-Parenting in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

GRILO, Mariana  and  POIARES, Nuno. Mulheres e desvio: crimes sexuais e Magistratura Judicial. Ex aequo [online]. 2022, n.45, pp.65-82.  Epub July 18, 2022. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.06.

No presente artigo são testadas as teses do galanteio e da mulher demoníaca de forma a determinar se o sexo do/a agressor/a é um dos fatores que influencia o modo como os/as profissionais judiciais abordam os crimes sexuais, nomeadamente contra menores. Nesta investigação, de natureza exploratória e explicativa, recolhemos os dados através da análise comparativa de nove acórdãos dos tribunais e de um inquérito por questionário que contou com 430 participantes. À semelhança daquilo que é comummente sugerido na literatura científica, conclui-se que as mulheres que cometem crimes sexuais são tratadas de forma mais benevolente e que o seu papel de mãe é um dos fatores que influencia esse tratamento.

Keywords : Mulher criminosa; violência sexual; tese do galanteio; tese da mulher demoníaca; magistratura..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )