SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Derechos LGBTQIA+: un estudio sobre el uso de la judicialización por el Grupo Matizes en BrasilFatores facilitadores da promoção da equidade de género nos cargos de decisão intermédia nas universidades em Portugal: a experiência do Projeto CHANGE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

RUATA, María Candelaria Sgró. A dimensão punitiva no campo de oposição à interrupção voluntária da gravidez (Argentina, 2018). Ex aequo [online]. 2022, n.45, pp.117-134.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.09.

O objetivo deste trabalho é analisar o campo de oposição à interrupção voluntária da gravidez nas reuniões realizadas nas comissões das Câmaras dos Deputados e Senadores da Argentina (2018). Nessas reuniões, participaram diferentes atores da sociedade civil que foram convocados para manifestar a sua posição sobre a reforma da lei. A partir de uma abordagem qualitativa, analisa-se um corpus de 410 exposições e apresenta-se o eixo criminalização/legalização do aborto como um dos principais discursos do campo da oposição. A análise mostra a (re)inscrição do aborto no paradigma punitivo a partir de diferentes estratégias utilizadas para fundamentar a rejeição do projeto de reforma da lei.

Palabras clave : Direitos sexuais e reprodutivos; oposição; participação política; debate parlamentar; interrupção voluntária da gravidez..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )