SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A dimensão punitiva no campo de oposição à interrupção voluntária da gravidez (Argentina, 2018)Jornalistas locais e condições laborais sob um olhar de género índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

JORDAO, Carina; CARVALHO, Teresa; DIOGO, Sara  e  BREDA, Zélia. Fatores facilitadores da promoção da equidade de género nos cargos de decisão intermédia nas universidades em Portugal: a experiência do Projeto CHANGE. Ex aequo [online]. 2022, n.45, pp.135-154.  Epub 18-Jul-2022. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.10.

Para promover a igualdade de género, a Comissão Europeia (CE) tem vindo, entre outras iniciativas, a financiar projetos de investigação-ação com o objetivo de implementar planos para a igualdade de género em instituições de Ensino Superior. Este artigo apresenta e reflete sobre a estratégia adotada numa universidade portuguesa, no âmbito de um projeto financiado pela CE - o projeto CHANGE -, para aumentar a presença de mulheres em cargos de decisão/gestão intermédia. Os resultados obtidos evidenciam o potencial do projeto para estimular práticas quotidianas transformadoras, capazes de espoletar o aumento da representatividade feminina nesses cargos num curto espaço de tempo e sem necessidade de efetuar alterações regulamentares.

Palavras-chave : Tomada de decisão intermédia; igualdade de género; instituições de ensino superior; planos para a igualdade de género; Portugal..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )