SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Sexism Free Night Label: Making sexual harassment visible in order to create safer and more egalitarian nightlife environments in Oporto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

VERA-ESTEBAN, María del Carmen  and  CARDONA-MOLTO, María Cristina. Dança contemporânea como recurso de apoio a mulheres migrantes maltratadas. Ex aequo [online]. 2022, n.45, pp.195-213.  Epub July 18, 2022. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.45.13.

Este estudo analisa o estado afetivo-emocional e psicológico de um grupo de mulheres vítimas de violência sexista acolhidas numa casa de abrigo e discute as potencialidades da dança contemporânea como recurso de apoio para a sua melhoria. As participantes foram 10 mulheres migrantes da América Latina, Europa de Leste, África e Ásia, com idades entre 18 e 42 anos, para as quais se desenhou, implementou e avaliou um plano de intervenção baseado na dança. Após a sua implementação, foram observadas mudanças a nível cognitivo (gestão emocional), afetivo (fortalecimento do autoconceito e diminuição da ansiedade) e comportamental (maior assertividade e capacidade de enfrentar problemas), que contribuíram para melhorar o seu bem-estar geral. O programa revela ser um recurso útil para ajudar mulheres agredidas e outros grupos vulneráveis com as devidas adaptações.

Keywords : Bem-estar psicológico; violência sexista; mulheres migrantes; dança contemporânea; Espanha..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )