SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Igualdade de género sob cerco: perceções e satisfação de mulheres em teletrabalho com a distribuição do trabalho não pago durante o confinamento da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

LOBO, Camila. Lutas sobre o significado de ‘mulher’: uma reconciliação com o comum. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.11-24. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.02.

Este artigo procura demonstrar que a filosofia da linguagem comum de inspiração wittgensteiniana oferece uma abordagem adequada ao tratamento do debate sobre o significado de ‘mulher’. Nesse sentido, começo por clarificar os problemas filosóficos que estão na base do debate. Introduzo, depois, a conceção de significado tardia de Wittgenstein e apresento algumas das mais relevantes análises descritivas wittgensteinianas do conceito de ‘mulher’. Argumento que tais análises feministas devem preceder qualquer abordagem melhorativa ao debate, enquanto esta última deve ser entendida como uma prática de delimitação conceptual com vista a um propósito especial.

Palavras-chave : Feminismo; filosofia da linguagem comum; filosofia política; abordagens melhorativas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )