SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46STRUGGLING FOR 'WOMAN': A RECONCILIATION WITH THE ORDINARYIn between the Pandemic and Populism: A look into the 2021 female presidential candidates in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

SANTOS, Maria Helena; ROSA, Miriam; CORREIA, Rita B.  and  XAVIER, Eduardo. Igualdade de género sob cerco: perceções e satisfação de mulheres em teletrabalho com a distribuição do trabalho não pago durante o confinamento da Covid-19. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.25-48. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.03.

Este estudo analisa o impacto da pandemia de Covid-19 na divisão do trabalho doméstico de mulheres em relações com o sexo oposto, em teletrabalho e a viver em casal, durante o primeiro confinamento em Portugal. Recolheram-se dados quantitativos e qualitativos (N=171) para compreender as perceções das mulheres sobre o tempo gasto em trabalho não remunerado, a satisfação e as principais dificuldades. Os resultados revelaram a insatisfação das mulheres, especialmente mães de crianças menores, que viram aumentar as tarefas de prestação de cuidados. A satisfação das mulheres também mostrou diferenças na perceção das causas destas assimetrias de género. As mulheres menos satisfeitas atribuem as desigualdades de género principalmente a fatores socionormativos e estereótipos de género, enquanto as mulheres mais satisfeitas as atribuem a aspetos de socialização e educação, bem como a disposições inatas que diferem entre homens e mulheres. A tendência de maior igualdade encontrada antes da Covid-19 não foi observada.

Keywords : Desigualdade de género; trabalho não remunerado; Covid-19; divisão das tarefas domésticas e de cuidados..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )