SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Igualdade de género sob cerco: perceções e satisfação de mulheres em teletrabalho com a distribuição do trabalho não pago durante o confinamento da Covid-19“O PROBLEMA DO GêNERO” NA POLíTICA EDUCATIVA: DOS MARCOS INTERNACIONAIS AO QUADRO ATUAL DO BRASIL índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

MARTINS, Carla; CABRERA, Ana  e  CUNHA, Isabel Ferin. ENTRE A PANDEMIA E O POPULISMO: UM OLHAR SOBRE AS CANDIDATURAS FEMININAS àS ELEIçõES PRESIDENCIAIS DE 2021 EM PORTUGAL. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.49-68. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.04.

A pandemia afetou o modo e a substância da campanha oficial para as eleições presidenciais portuguesas de 2021 e obrigou a um ajustamento das ações planeadas, subtraindo mobilidade, mobilização e rua aos/às candidatos/as. Mais profundamente, favoreceu a fermentação de discursos populistas e a radicalização do debate. Estas circunstâncias tornaram a disputa única na história da democracia portuguesa contemporânea. Um dos temas menos explorados nos estudos sobre o populismo é a questão de género e o lugar da mulher na sociedade globalizada. Neste quadro, propomo-nos analisar a cobertura conferida às presidenciais nos jornais televisivos da noite da RTP1, SIC, TVI e CMTV, durante o período da campanha eleitoral, tendo como objeto central as duas candidatas mulheres, Ana Gomes e Marisa Matias.

Palavras-chave : Eleições; pandemia; populismo; cobertura televisiva; candidatas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )