SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46“The Gender Problem” in Educational Policy: From international guidelines to the current framework in Brazil“Marriage is to be discouraged”. Heteronormativity in the discussions about the Civil Union Agreement in Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

HICHINS-ARISMENDI, Melissa  and  YUPANQUI-CONCHA, Andrea. Barreiras no acesso à saúde sexual e reprodutiva: experiências de mulheres com deficiência no extremo sul do Chile. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.89-105. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.06.

As mulheres com deficiência no Chile e no mundo têm estado expostas a vários sistemas de opressão que impedem o exercício dos seus direitos humanos, como tem sido o caso da sua saúde sexual e reprodutiva. O objetivo deste estudo foi explorar as barreiras ao acesso à saúde sexual e reprodutiva no sistema de saúde pública enfrentadas por mulheres com deficiência em Magallanes. A partir de uma abordagem qualitativa, fenomenológica e feminista, foram analisadas 15 entrevistas com análise de conteúdo. Como resultado, emergem experiências de obstáculos provenientes do pessoal, do ambiente físico e da gestão e administração da saúde. A conclusão é que existe uma necessidade de erradicar estas práticas que violam os direitos.

Keywords : Mulheres com deficiência; saúde sexual e reprodutiva; direitos humanos; Chile..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )