SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46“El problema del género” en la política educativa: de los lineamientos internacionales al marco actual en Brasil“SE QUIERE DESALENTAR EL MATRIMONIO”. LA HETERONORMA EN LAS DISCUSIONES SOBRE EL ACUERDO DE UNIóN CIVIL EN CHILE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

HICHINS-ARISMENDI, Melissa  y  YUPANQUI-CONCHA, Andrea. Barreiras no acesso à saúde sexual e reprodutiva: experiências de mulheres com deficiência no extremo sul do Chile. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.89-105. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.06.

As mulheres com deficiência no Chile e no mundo têm estado expostas a vários sistemas de opressão que impedem o exercício dos seus direitos humanos, como tem sido o caso da sua saúde sexual e reprodutiva. O objetivo deste estudo foi explorar as barreiras ao acesso à saúde sexual e reprodutiva no sistema de saúde pública enfrentadas por mulheres com deficiência em Magallanes. A partir de uma abordagem qualitativa, fenomenológica e feminista, foram analisadas 15 entrevistas com análise de conteúdo. Como resultado, emergem experiências de obstáculos provenientes do pessoal, do ambiente físico e da gestão e administração da saúde. A conclusão é que existe uma necessidade de erradicar estas práticas que violam os direitos.

Palabras clave : Mulheres com deficiência; saúde sexual e reprodutiva; direitos humanos; Chile..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )