SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46“O PROBLEMA DO GêNERO” NA POLíTICA EDUCATIVA: DOS MARCOS INTERNACIONAIS AO QUADRO ATUAL DO BRASIL“Querem desencorajar o casamento”. A heteronorma nas discussões sobre o Acordo de União Civil no Chile índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

HICHINS-ARISMENDI, Melissa  e  YUPANQUI-CONCHA, Andrea. Barreiras no acesso à saúde sexual e reprodutiva: experiências de mulheres com deficiência no extremo sul do Chile. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.89-105. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.06.

As mulheres com deficiência no Chile e no mundo têm estado expostas a vários sistemas de opressão que impedem o exercício dos seus direitos humanos, como tem sido o caso da sua saúde sexual e reprodutiva. O objetivo deste estudo foi explorar as barreiras ao acesso à saúde sexual e reprodutiva no sistema de saúde pública enfrentadas por mulheres com deficiência em Magallanes. A partir de uma abordagem qualitativa, fenomenológica e feminista, foram analisadas 15 entrevistas com análise de conteúdo. Como resultado, emergem experiências de obstáculos provenientes do pessoal, do ambiente físico e da gestão e administração da saúde. A conclusão é que existe uma necessidade de erradicar estas práticas que violam os direitos.

Palavras-chave : Mulheres com deficiência; saúde sexual e reprodutiva; direitos humanos; Chile..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )