SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46“Querem desencorajar o casamento”. A heteronorma nas discussões sobre o Acordo de União Civil no ChileInfluências familiares e educacionais na infância e juventude de mulheres altamente criativas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

REQUENA, Cora. A comercialização dos corpos no cinema de Li Yu. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.125-138. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.08.

A filmografia de Li Yu traça uma viagem pela história mais recente da China continental, através de personagens que, por motivos de etnia ou classe, são mantidas à margem de um modelo social desenhado pelo capitalismo, no qual a cidade, e seu poder alienador, ocupam um lugar de destaque. Partindo dessa premissa, Li Yu estabelece uma clara distinção entre personagens femininas e masculinas por meio do controle que os homens mantêm sobre os corpos das mulheres e sua exposição punitiva, domesticação e venda, o que gera nos textos uma tensão complexa, fértil e propositada que torna necessária uma nova abordagem crítica dos filmes e da poética cinematográfica da realizadora.

Palavras-chave : Li Yu; cinema feminino chinês; género; corporalidades..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )