SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Family and Educational Influences on the Childhood and Youth of Highly Creative Women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

MACHADO, Charliton José dos Santos  and  LACET, Juliana Aparecida Lemos. FEMINISMO E REPUBLICANISMO NA IMPRENSA DE PORTUGAL: INCURSãO INVESTIGATIVA NO JORNAL A CAPITAL (1910). Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.155-169. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.10.

Neste artigo, propomos uma investigação no jornal A Capital: Diário Republicano da Noite, entre os meses de julho e dezembro de 1910, buscando identificar e analisar as demandas do feminismo português no ano de eclosão das lutas sociais e políticas consequentes do triunfo republicano. Fazendo uso dos fundamentos teórico-metodológicos da História Cultural e do paradigma indiciário, analisamos as notícias de caráter informativo e opinativo acerca das ações da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, naquele contexto de mudanças sociais e políticas. Evidenciamos no periódico as alianças estabelecidas, bem como os conflitos e as desilusões do feminismo português com a agenda política republicana, principalmente em relação ao debate do sufrágio feminino.

Keywords : Feminismo; republicanismo; imprensa; Portugal..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )