SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47No More Invisible Marias: A Decolonial Interpretation of Luísa Semedo’s “Eu empresto-te a Mariá” (2020) and Manuella Bezerra de Melo’s Um Fado Atlântico (2022)De-silencing the past: postmemory and reparative writing in selected works by African-American women writers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

NALBONE, Lisa. Articulando a Pós-Memória em Música de Ópera de Soledad Puértolas. Ex aequo [online]. 2023, n.47, pp.51-64. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.47.05.

O estudo das representações da guerra para além dos locais de combate abre espaço para pensar sobre os efeitos dessa guerra na sociedade em conflito. As evocações da guerra perduram no tempo e tornam-se articuladas pelas lentes da pós-memória, que para Marianne Hirsch (2012, 8) é “distinta da memória pela distância geracional e da história pela profunda conexão pessoal”. As representações literárias da vida fora do campo de batalha apontam para um tecido social que ilumina as relações intergeracionais em torno da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e suas consequências, quando a sociedade se dividiu num continuum ideológico. Em Música de ópera (2019), de Soledad Puértolas, três gerações de mulheres lidam com os efeitos da Guerra Civil na sua família.

Keywords : Pós-memória; Guerra Civil Espanhola; trauma; testemunho.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )