SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Articulating Postmemory in Soledad Puértolas’s Música de óperaRaging Silence. From sexual violence in the context of civil wars to the duty of memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

RIBEIRO, Orquídea Moreira. Des-silenciar o passado: pós-memória e escrita reparadora em obras selecionadas de escritoras afro-americanas. Ex aequo [online]. 2023, n.47, pp.65-80. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.47.06.

O conceito de pós-memória proposto por Marianne Hirsch implica uma ligação com o passado que é indireta, mediada pela imaginação e pelo desejo, transmitida a descendentes ou gerações que não têm memória do acontecimento traumático, mas também pode remeter para um possível anseio de reconexão com o passado histórico como testemunho, recordação e memória coletiva. Este artigo centra-se nesta reconexão com o passado com o objetivo de ler, questionar e analisar memórias traumáticas de tempos passados em obras selecionadas de quatro escritoras afro-americanas (Harriet Jacobs, Zora Neale Hurston, Gayl Jones e Toni Morrison) dos séculos XIX e XX, cujos textos e personagens carregam o fardo das memórias traumáticas e a vontade de partilhar pós-memórias.

Keywords : Pós-memória; narrativas de escravos; escritoras afro-americanas; escrita reparadora; trauma.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )