SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Articulando Posmemoria en Música de ópera de Soledad PuértolasSilêncio atordoante. Dos relatos de violência sexual em contexto de guerra civil ao dever de memória índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

RIBEIRO, Orquídea Moreira. Des-silenciar o passado: pós-memória e escrita reparadora em obras selecionadas de escritoras afro-americanas. Ex aequo [online]. 2023, n.47, pp.65-80. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.47.06.

O conceito de pós-memória proposto por Marianne Hirsch implica uma ligação com o passado que é indireta, mediada pela imaginação e pelo desejo, transmitida a descendentes ou gerações que não têm memória do acontecimento traumático, mas também pode remeter para um possível anseio de reconexão com o passado histórico como testemunho, recordação e memória coletiva. Este artigo centra-se nesta reconexão com o passado com o objetivo de ler, questionar e analisar memórias traumáticas de tempos passados em obras selecionadas de quatro escritoras afro-americanas (Harriet Jacobs, Zora Neale Hurston, Gayl Jones e Toni Morrison) dos séculos XIX e XX, cujos textos e personagens carregam o fardo das memórias traumáticas e a vontade de partilhar pós-memórias.

Palabras clave : Pós-memória; narrativas de escravos; escritoras afro-americanas; escrita reparadora; trauma.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )