SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47La autoría en Margot Dias a través de la lente reviviente de la postmemoriaA questão da senescência feminina em “A velha”, de Teolinda Gersão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

WIECZOREK, Gabriela Traple. Intervenções artísticas feministas e memória cultural acerca da epidemia do feminicídio nas Américas. Ex aequo [online]. 2023, n.47, pp.137-152. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.47.10.

Neste texto pretende-se discutir práticas artísticas feministas sobre o feminicídio no continente americano. Serão analisadas obras da artista brasileira Panmela Castro, a intervenção Zapatos Rojos da artista mexicana Elina Chauvet, e o REDress Project idealizado pela artista Jamie Black no Canadá. A análise parte das reflexões de Hirsch e Smith (2002) sobre feminismo, memória cultural e pós-memória, em diálogo com o conceito de femigenocídio cunhado por Rita Segato, também dialogando com reflexões sobre memória e sensibilização a partir de Laurie Clark e Diana Taylor, demonstrando como a produção artística aqui discutida está alinhada com iniciativas comunitárias mais amplas de produção de memória sobre o feminicídio e a violência de gênero.

Palabras clave : Artivismo; arte contemporânea; feminicídio; feminismo; memória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )