SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Representação de mulheres que rejeitam a maternidade em comédias românticas mexicanas: visibilização ou invalidação da agência feminina?Twitter, chá e biscoitos: recensão ensaística de The New Sex Wars de Brenda Cossman índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

FARIA, Marina Dias de  e  PORTUGAL, Sílvia. Migração, gênero e maternidade: narrativas autobiográficas de mulheres que emigraram do Brasil. Ex aequo [online]. 2023, n.47, pp.205-222. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.47.14.

Neste artigo, apresenta-se uma análise de narrativas autobiográficas de mulheres migrantes brasileiras que são mães. Considerando-se a carta como instrumento metodológico privilegiado para visibilizar vivências femininas, foi pedido a estas mulheres que escrevessem uma carta para os/as seus/as filhos/as, contando a sua experiência como migrantes. A análise foca-se nas suas motivações e obstáculos, mostrando que a situação política, social e econômica do Brasil é o principal motivo para a emigração e que, no novo país, as mulheres encontram dificuldades para se sentirem em casa, tendo como rede de apoio principal outras mulheres brasileiras imigrantes.

Palavras-chave : Migração; maternidade; biografias; cartas; Brasil.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )