SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A farsa do “contrato sexual” do Ministério da Igualdade espanhol no TikTok: uma análise do caso da pós-verdade antifeminista nas redes sociais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

LORCA, Jacinto G.  e  GARCIA-MINGO, Elisa. Pesquisa, pesquisa, vadia: comunidades digitais misóginas que divulgam imagens sexuais sem consentimento. Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.15-32. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.03.

Hispasexy é um painel de imagens onde imagens sexuais de mulheres - roubadas, filtradas ou criadas com Inteligência Artificial - são compartilhadas sem o seu consentimento em Espanha. Neste trabalho, concebemos a Hispasexy como uma comunidade masculina digital que, graças à misoginia colaborativa, perpetra uma forma pouco explorada de violência sexual: a criação de arquivos violentos de nudez. Os dados de nossa pesquisa foram produzidos combinando uma etnografia digital com entrevistas com especialistas. Os resultados mostram que as affordances de género da Hispasexy facilitam e promovem a perpetração dessas práticas violentas. Por fim, discutimos a apropriação que os perpetradores fazem das fotografias roubadas.

Palavras-chave : Cultura da violação; masculinidades; abuso sexual baseado na imagem; cultura da humilhação; manosfera.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )