SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Search, search, bitch: Misogynist digital communities disseminating sexual images without consentHow AI Bots have Reinforced Gender Bias in Hate Speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

SEGARRA, Ignacio Moreno  and  RODAL, Asunción Bernárdez. A farsa do “contrato sexual” do Ministério da Igualdade espanhol no TikTok: uma análise do caso da pós-verdade antifeminista nas redes sociais. Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.33-51. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.04.

Este estudo examina o modo como a “Lei do Sim é Sim” (que enfatiza o consentimento sexual em Espanha) é tratada no TikTok, com base em dados recolhidos entre junho e julho de 2022. Seguindo as recomendações algorítmicas do TikTok, investigámos a transformação dos discursos anti-consentimento em memes. Identificámos quatro categorias básicas relativas ao fake da existência de um “contrato sexual” real: vídeos que sugerem a burocratização do sexo; os que perpetuam o mito da “mulher má”; os que apontam para a “miséria sexual” dos homens; e os que comparam os contratos de futebol com os de consentimento. A conclusão destaca os desafios da verificação de factos numa era de pós-verdade antifeminista, em que os discursos são baseados mais em emoções do que em factos verificáveis.

Keywords : TikTok; antifeminismo; pós-verdade; consentimento; Espanha.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )