SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Busca, busca, perrita: comunidades digitales misóginas de difusión de imágenes sexuales sin consentimientoCómo los bots de IA han reforzado el sesgo de género en el discurso de odio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

SEGARRA, Ignacio Moreno  y  RODAL, Asunción Bernárdez. A farsa do “contrato sexual” do Ministério da Igualdade espanhol no TikTok: uma análise do caso da pós-verdade antifeminista nas redes sociais. Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.33-51. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.04.

Este estudo examina o modo como a “Lei do Sim é Sim” (que enfatiza o consentimento sexual em Espanha) é tratada no TikTok, com base em dados recolhidos entre junho e julho de 2022. Seguindo as recomendações algorítmicas do TikTok, investigámos a transformação dos discursos anti-consentimento em memes. Identificámos quatro categorias básicas relativas ao fake da existência de um “contrato sexual” real: vídeos que sugerem a burocratização do sexo; os que perpetuam o mito da “mulher má”; os que apontam para a “miséria sexual” dos homens; e os que comparam os contratos de futebol com os de consentimento. A conclusão destaca os desafios da verificação de factos numa era de pós-verdade antifeminista, em que os discursos são baseados mais em emoções do que em factos verificáveis.

Palabras clave : TikTok; antifeminismo; pós-verdade; consentimento; Espanha.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )