SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Pesquisa, pesquisa, vadia: comunidades digitais misóginas que divulgam imagens sexuais sem consentimentoComo os bots de IA reforçaram o viés de género no discurso de ódio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

SEGARRA, Ignacio Moreno  e  RODAL, Asunción Bernárdez. A farsa do “contrato sexual” do Ministério da Igualdade espanhol no TikTok: uma análise do caso da pós-verdade antifeminista nas redes sociais. Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.33-51. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.04.

Este estudo examina o modo como a “Lei do Sim é Sim” (que enfatiza o consentimento sexual em Espanha) é tratada no TikTok, com base em dados recolhidos entre junho e julho de 2022. Seguindo as recomendações algorítmicas do TikTok, investigámos a transformação dos discursos anti-consentimento em memes. Identificámos quatro categorias básicas relativas ao fake da existência de um “contrato sexual” real: vídeos que sugerem a burocratização do sexo; os que perpetuam o mito da “mulher má”; os que apontam para a “miséria sexual” dos homens; e os que comparam os contratos de futebol com os de consentimento. A conclusão destaca os desafios da verificação de factos numa era de pós-verdade antifeminista, em que os discursos são baseados mais em emoções do que em factos verificáveis.

Palavras-chave : TikTok; antifeminismo; pós-verdade; consentimento; Espanha.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )