SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A farsa do “contrato sexual” do Ministério da Igualdade espanhol no TikTok: uma análise do caso da pós-verdade antifeminista nas redes sociaisSão os jovens a raiz do aumento da misoginia em Espanha? Vieses e problemas na cobertura mediática da Manosfera e do antifeminismo espanhol índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

BATTISTA, Daniele  e  MOLANO, Jessica Camargo. Como os bots de IA reforçaram o viés de género no discurso de ódio. Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.53-68. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.05.

Este artigo tem como objetivo examinar a questão do discurso de ódio na sociedade digital, com ênfase particular no tema do género e do discurso de ódio misógino. Nesse contexto, procura apresentar exemplos concretos de preconceitos observados em tais sistemas, considerando casos emblemáticos, como a ferramenta de recrutamento de Inteligência Artificial (IA) da Amazon e o chatbot Tay da Microsoft. O objetivo é destacar como tais preconceitos têm o potencial, não apenas de perpetuar a discriminação com base no género, mas também de agravar as desigualdades. Perante estas considerações, o artigo chega a uma conclusão fundamental: a necessidade crucial de uma abordagem multifacetada para enfrentar o problema do discurso de ódio misógino e suas manifestações contra as mulheres. Esta abordagem envolve, acima de tudo, um compromisso firme com a igualdade de género e a promoção da justiça social no ambiente digital.

Palavras-chave : Inteligência Artificial; viés de género; discurso de ódio; misoginia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )