SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Como os bots de IA reforçaram o viés de género no discurso de ódioFormas de habitar a raiva contra a misoginia em Vis a Vis (2015-2020) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

ONTIVERO, Lionel S. Delgado. São os jovens a raiz do aumento da misoginia em Espanha? Vieses e problemas na cobertura mediática da Manosfera e do antifeminismo espanhol. Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.69-85. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.06.

Nos últimos anos, os debates em torno da ascensão do antifeminismo em Espanha têm apontado a juventude como o foco do problema. Muitos meios de comunicação fazem eco de reportagens sobre valores e crenças juvenis para falar sobre o machismo entre os jovens e sobre a reação antifeminista que põe em risco as políticas de igualdade espanholas. No entanto, há uma série de problemas metodológicos e conceituais nesta abordagem, que levam o debate público para um beco sem saída. Simplificar o antifeminismo tem consequências políticas importantes, tanto na identificação do problema, quanto na sua prevenção. Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre estas questões de enfoque e aponta elementos importantes para o debate em curso.

Palavras-chave : Masculinidade; juventude; antifeminismo; meios de comunicação; política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )