SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48São os jovens a raiz do aumento da misoginia em Espanha? Vieses e problemas na cobertura mediática da Manosfera e do antifeminismo espanholA base ideológico-social do discurso de ódio misógino: uma leitura quantitativa dos homens valencianos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

NICOLAU, Emma Gómez; GARCIA, Rebeca Maseda  e  FUENTES, María José Gámez. Formas de habitar a raiva contra a misoginia em Vis a Vis (2015-2020). Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.87-106. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.07.

Este estudo examina a série Vis a Vis a partir da operacionalização do conceito de anger competence (Chemaly 2018), que se refere à capacidade dos sujeitos de expressar raiva, colocando-o em diálogo com Lorde (1981), que a considera “produtiva” apenas quando transforma condições de violência e/ou injustiça. Nesse sentido, argumentamos que a série não reproduz a estigmatização habitual da raiva feminina, mas legitima a sua expressão como resposta à misoginia e revela as práticas e estruturas de su(b)je(t)i(va)ção a partir de uma perspectiva interseccional. Para o demonstrar, abordamos o modo como o sujeito enfurecido é construído através dos eixos de classe e raça, o que a mediatização da raiva revela e os seus efeitos.

Palavras-chave : Raiva; mulheres; televisão; misoginia; interseccionalidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )