SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Criatividade e diferenças de género na universidade: uma investigação exploratória com estudantes portugueses/as índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

SILVA, Grasiela Oliveira Santana da; JAEGER, Angelita Alice  e  SILVA, Paula. MMA e Indústria Cultural: um olhar sobre a trajetória e o treinamento das lutadoras. Ex aequo [online]. 2023, n.48, pp.181-198. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.48.12.

O Mixed Martial Arts ganhou popularidade ao promover combates como espetáculo. A institucionalização e racionalização das regras gerou consumo e lucros. Este estudo analisa o treinamento, a mercantilização e a formação das atletas de MMA a partir da teoria da Indústria Cultural (IC). Utilizamos a observação e a entrevista semiestruturada com 6 lutadoras e 3 preparadores/as físicos/as, tendo os dados obtidos sido submetidos a análise de conteúdo com auxílio do software QSR NVivo. Três categorias emergiram: Trajetória de inserção no MMA; Treinamento e funcionalidade dos corpos; MMA e mercadorização. Os corpos das atletas são manipulados e programados, precisamente treinados e belos para tornarem-se consumíveis.

Palavras-chave : MMA; indústria cultural; lutadoras; treinamento; mercadorização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )