SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Dos discursos e práticas dos/as técnicos/as de saúde aos direitos das mulheres imigrantes nos contextos de saúdeRevista Os Nossos Filhos: resistência e oposição ao Estado Novo - Um olhar sobre as ligações sociais e profissionais da sua autora índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

CALUWE, Goedele De. The feminist critique of architecture: Learning from Denise Scott Brown and Frances Bradshaw. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2016, n.36, pp.83-96. ISSN 0874-6885.

Nos anos setenta e oitenta - começando pela obra de Betty Friedan, que descreveu as experiências de mulheres na América suburbana - começou a desenvolver-se uma crítica feminista da arquitetura. A rutura entre um “feminismo da diferença” e um “feminismo da igualdade” está claramente refletida nos escritos de feministas e arquitetas que trabalhavam com esta temática nessa altura. Neste artigo pesquisarei os casos de Denise Scott Brown e Frances Bradshaw. O objetivo é analisar de que forma diferentes feminismos foram convertidos em críticas feministas de arquitetura distintas. Pretendo traçar as semelhanças e as diferenças entre os escritos destas duas mulheres e perguntar de que modo as suas ideias podem contribuir para a crítica feminista de arquitetura da atualidade, numa perspetiva pós-estruturalista.

Palavras-chave : Arquitetura; Feminismo da segunda vaga; Denise Scott Brown; Matrix Feminist Design Co-operative.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )