SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Entre o silêncio e a sobre-exposição. O problema da violência contra as mulheres: O caso argentino.Erradicação da violência contra as mulheres: Uma luta em constante movimento. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

NOVELLINO, Maria Salet Ferreira  e  TOLEDO, Maria Luíza Guerra de. Distribuição das mulheres no campo político local brasileiro (2000-2016). Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2020, n.44, pp.111-135.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/weh0-1g12.

O propósito deste estudo foi verificar, com base nos dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, se o campo político, além de ser de predomínio numérico masculino, também o seria quanto à distribuição de agentes - candidatas e candidatos - na hierarquia deste campo, bem como se ao longo do século XXI teria havido mudanças nesta distribuição. Tomamos como base teórica as concepções de campo, capital político e habitus de Pierre Bourdieu e os conceitos de oferta e demanda apropriados por teóricas feministas para tratar do recrutamento de candidatas pelos partidos. Verificamos que o campo político é um espaço ainda de predomínio masculino, no qual se observa a segregação de gênero, que reforça e mantém as candidatas em posições hierárquicas inferiores.

Palavras-chave : Representação política; mulheres; prefeituras brasileiras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )