SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Figurações do feminino e da paisagem em Raul Brandão: Outras formas de habitar o mundoCorpos para casar: Ginástica, beleza e sedução em uma revista para as mulheres brasileiras (1930 a 1950) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MIMBRERO, Concepción; BOZAL, Ana Guil; CAMARA, Susana  e  POMAR, Clarinda. Opinião de docentes sobre o clima de género da Universidade de Évora e da Universidade de Sevilla. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2021, n.45, pp.60-83.  Epub 30-Nov-2021. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/https://doi.org/10.34619/zdkr-hihs.

O objetivo geral deste estudo foi conhecer as opiniões de professores/as do ensino superior sobre os desequilíbrios de género nas universidades públicas de Évora (Portugal) e Sevilha (Espanha). Na Universidade de Évora, participaram 30 professores e 36 professoras e na Universidade de Sevilha, 20 professores e 23 professoras. É um estudo quantitativo descritivo. O instrumento aplicado é um questionário com escala tipo Likert. Os resultados gerais mostram que a grande maioria dos/as docentes percebe o clima de género apropriado nas duas instituições. Os e as docentes de Évora percebem uma situação de desigualdade maior do que os/as docentes de Sevilha. Os resultados por item refletem diferenças entre as universidades.

Palavras-chave : clima de género; desigualdades; género; organizações; universidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )