SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Escrita e narrativa na estratégia de emancipação da personagem Lenù na tetralogia napolitana de Elena FerranteMulheres contra o fascismo: Diálogos possíveis entre Maria Lacerda de Moura, Luce Fabbri e Hannah Arendt índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MARTINEZ, Ariel. O materialismo não essencialista de Luce Irigaray: Um olhar renovado sobre a diferença sexual. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2021, n.46, pp.65-82.  Epub 04-Fev-2022. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/oo3i-4xtx.

O feminismo filosófico de Luce Irigaray gravita em torno da noção complexa de diferença sexual. Infelizmente, a forte hegemonia do pós-estruturalismo de Judith Butler dentro do campo do feminismo, e a maneira enfática como a categoria de gênero está embutida nos debates atuais, espuriamente posicionou Irigaray como uma representante do essencialismo. O objetivo deste artigo é identificar o registro ontológico de suas ideias e construir um renovado interesse teórico e politicamente feminista pela materialidade, o corpo, o sexo e a diferença, sem cair em essencialismo ou determinismo biológico.

Palavras-chave : Luce Irigaray; matéria; essencialismo; diferença sexual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )