SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46O materialismo não essencialista de Luce Irigaray: Um olhar renovado sobre a diferença sexualI know why the caged Nightingale does not sing: para uma leitura de Cassandra (1852), de Florence Nightingale (1820-1910) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

ALMEIDA, Jaqueline Moraes de. Mulheres contra o fascismo: Diálogos possíveis entre Maria Lacerda de Moura, Luce Fabbri e Hannah Arendt. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2021, n.46, pp.83-100.  Epub 04-Fev-2022. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/xrix-ixoe.

Fascismo: filho dileto da Igreja e do Capital, de autoria da brasileira Maria Lacerda de Moura, foi publicado pela primeira vez em 1934. O presente trabalho tem como objetivo a análise integral da obra e suas possíveis conexões com problemáticas desenvolvidas por outras estudiosas que pensaram o fascismo e o totalitarismo, nomeadamente Luce Fabbri e Hannah Arendt. Interessará destacar as aproximações acerca da compreensão feminina (de intelectuais mulheres) sobre tais fenômenos, bem como suas propostas relacionadas à projeção de um mundo antifascista, plural e democrático.

Palavras-chave : Fascismo; Totalitarismo; Clericalismo; Capitalismo; Anarquismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )