SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Cais-do-Sodré Té Salamansa: Existências à margem nos contos de Orlanda AmarilisA composição da “mulher-paisagem” em Les Fleurs du Mal de Charles Baudelaire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versión impresa ISSN 0874-6885

Resumen

SILVA, Manuela Sofia da Conceição. Porque precisamos de continuar a ler Novas Cartas Portuguesas 50 anos depois. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2022, n.48, pp.113-130.  Epub 20-Feb-2023. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/1ws0-cddl.

Novas Cartas Portuguesas, das “três Marias”, assinalam 50 anos (1972-2022) de atualidade e pertinência da sua mensagem. O texto constitui-se como uma reescrita progressista, subversiva e diferencial das Cartas Portuguesas atribuídas à freira de Beja, em que a clausura por imposição paterna, a figura de Mariana e o modelo discursivo epistolar são tópicos reinventados pelas autoras. Em Novas Cartas a história de Mariana e Chamilly é desconstruída, servindo de mote a um propósito marcadamente político-ideológico e feminista, sendo simultaneamente uma obra de ficção, cuja temática central é o amor livre e liberto da opressão dos sexos.

Palabras clave : Cartas Portuguesas; desconstrução; amor; reescrita; património literário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )