SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49“Aquilo não é literatura”: Leituras à margem em À Flor do Tempo de Ilse LosaMulheres e espaços religiosos na cidade: Um caso de ‘ativismo’ no cemitério de Loures índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

TAVARES, Danielle  e  BOCCHETTI, André. Colonizações afetivas e experiência somática: A prática da biodanza na produção de relações de gênero. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.49, pp.85-107.  Epub 31-Jul-2023. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/x7ay-ofgt.

Através da análise do conteúdo de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2020, com dez pessoas que participam de uma prática somática chamada biodanza, discutimos as aproximações e os distanciamentos subjetivos em relação às maneiras pelas quais os dispositivos de gênero operam, forjando modos de existir e estabelecendo sentidos às relações que sustentam subordinações das mulheres aos homens. A discussão gira, por um lado, em torno das reproduções falocêntricas encontradas nas narrativas e, por outro, de aspectos das narrativas que apontam para a subversão dos modelos binários de gênero, por meio da instauração de situações vivenciais.

Palavras-chave : gênero e educação; dispositivos; colonização afetiva; educação somática; biodanza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )