SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50Gender relations in Portuguese newsrooms: what has (not) changedThe construction of a decolonial feminine identity in Kilêlê: A Dança Sagrada do Falcão, by Olinda Beja author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

Print version ISSN 0874-6885

Abstract

MELO, Teresa. O que se sente quando se é uma ficção?: corpo, reprodução e aborto a partir de Untitled (Senior Thesis) de Aliza Shvartz. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.50, pp.101-114.  Epub Feb 21, 2024. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/kzy8-4mr5.

Resumo: A performance artística Untitled (Senior Thesis) (2008) da artista Aliza Shvarts, que consistia na gravação de atos de autoinseminação e autoindução de abortos, foi declarada uma “ficção” pela Universidade de Yale e censurada para exibição pública. A partir do conceito de performatividade de género desenvolvido por Judith Butler, argumento que esta performance fornece consideráveis reflexões não apenas sobre a manutenção biológica e social do trabalho reprodutivo, como também sobre a arte feminista como espaço para imaginar um futuro no qual as mulheres não são o ‘objeto’ de reprodução e sim as ‘autoras’ do seu próprio mapeamento.

Keywords : aborto; arte feminista contemporânea; direitos reprodutivos e sexuais; performatividade de género; performance.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )