SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Relações de género nas redações portuguesas: o que (não) mudouA construção de uma identidade feminina decolonial em Kilêlê: A Dança Sagrada do Falcão, de Olinda Beja índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

MELO, Teresa. O que se sente quando se é uma ficção?: corpo, reprodução e aborto a partir de Untitled (Senior Thesis) de Aliza Shvartz. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.50, pp.101-114.  Epub 21-Fev-2024. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/kzy8-4mr5.

Resumo: A performance artística Untitled (Senior Thesis) (2008) da artista Aliza Shvarts, que consistia na gravação de atos de autoinseminação e autoindução de abortos, foi declarada uma “ficção” pela Universidade de Yale e censurada para exibição pública. A partir do conceito de performatividade de género desenvolvido por Judith Butler, argumento que esta performance fornece consideráveis reflexões não apenas sobre a manutenção biológica e social do trabalho reprodutivo, como também sobre a arte feminista como espaço para imaginar um futuro no qual as mulheres não são o ‘objeto’ de reprodução e sim as ‘autoras’ do seu próprio mapeamento.

Palavras-chave : aborto; arte feminista contemporânea; direitos reprodutivos e sexuais; performatividade de género; performance.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )